Grupo de Política Internacional

Europa das Ideias
06
Mai 09

Um dos maiores problemas da Europa é o tabu “Modelo Social Europeu”. Por aqui, é tema tabu questionar este modelo...Tudo o que não se questiona, degrada-se.

Trata-se de um modelo com virtudes. O seu pendor humanista é uma conquista importante de todos os Europeus e algo que nos deve orgulhar.
No entanto, como tudo na vida, não é um modelo perfeito, mas sim algo que pode e deve ser melhorado e adaptado à evolução dos tempos. O problema é que na opinião instalada é expressamente proibido criticar o que de negativo tem este modelo. Esse facto faz com que em vez de promovermos a melhoria de princípios que têm virtudes, adormecemos à sombra de dogmas promovidos por determinadas facções políticas. Há um medo generalizado de enfrentar as falácias da esquerda europeia e isso, com a complacência de todos, apenas tem resultado numa degradação clara de um modelo que podia ser melhor. Tem resultado numa desorientação da Europa perante a globalização e a concorrência externa; temos dificuldades em ser competitivos e em prol de direitos adquiridos de alguns, amordaçamos as novas gerações a um status quo que trava o empreendorismo e o desenvolvimento do conhecimento. Tal facto, num mundo global, é fatal para a Economia Europeia.
Manter a vertente humanista do Modelo Social Europeu, mas introduzir-lhe uma vertente de meritocracia, de flexibilidade de pensamento e acção, parece-me fundamental para o sucesso de uma Europa moderna.
É preciso acabar de vez com o medo de discutir, de questionar os Valores Europeus. Nada é eterno ou sequer tem de ser eterno… Só é possível salvar o Modelo Europeu, sindicando-o permanentemente, sem receios ou tabus…  
publicado por Francisco Proença de Carvalho às 17:26

comentário:
"...-lhe uma vertente de meritocracia..."

Boa tarde, eu estou a construir um artigo sobre a meritocracia e gostava de lhe perguntar o que é para si a meritocracia e o que é o merito?

Muito obrigado
Stran
Stran a 15 de Maio de 2009 às 18:29

pesquisar
 
sobre nós
Somos um grupo de jovens pró-europeus, que pretende contribuir para o avanço do projecto de integração europeia fomentando o debate de ideias sobre as grandes questões da actualidade, recordando a história da Europa.
desenvolvimento: Oceanlab
blogs SAPO