Grupo de Política Internacional

Europa das Ideias
10
Mai 09

 

O projecto de integração europeia é estratégico para todos os Estados europeus, sem excepção. Se olharmos para o mapa do mundo verificamos que, individualmente, os Estados europeus são quase irrelevantes, mas, juntos, são indispensáveis.
A própria história da Europa traduz esta realidade, os desafios do futuro reforçam-na.
A evolução verificada no continente europeu em diversos domínios desde a Segunda Guerra Mundial não tem paralelo no tempo, nem equivalente no espaço. Da expansão da democracia à erradicação da guerra, da generalização do Estado de Direito à elevação de todos os indicadores de bem-estar, da integração da diversidade cultural com respeito pela diferença à solidariedade dos países mais ricos para com os menos ricos, tudo isto faz a singularidade e a força da construção europeia.
Mas a Europa Unida faz igualmente sentido, ou eventualmente até mais, quando olhamos para o futuro. Perante desafios como o terrorismo radical islâmico, a proliferação de armas de destruição maciça, o aumento do número de Estados falhados, o crescimento das organizações criminosas internacionais, os inúmeros problemas ambientais, as pandemias, há uma conclusão que sobressai: nenhum país europeu sozinho tem a capacidade de resolver qualquer destes problemas.
É assim com a história às costas e olhando para o futuro que descobrimos o caminho a percorrer: continuar a aprofundar o projecto de integração europeia.
publicado por Tiago Moreira de Sá às 12:33

pesquisar
 
sobre nós
Somos um grupo de jovens pró-europeus, que pretende contribuir para o avanço do projecto de integração europeia fomentando o debate de ideias sobre as grandes questões da actualidade, recordando a história da Europa.
desenvolvimento: Oceanlab
blogs SAPO