Grupo de Política Internacional

Europa das Ideias
12
Mai 09

 

Este é o primeiro de quatro posts dedicados ao tema Portugal, a Europa e os Estados Unidos.
Começo por situar a questão no quadro mais vasto da política externa portuguesa.
No próximo posts vou abordar a profunda crise provocada nas relações transatlânticas pelo Iraque e a subsequente divisão ao nível da elite política portuguesa.
Numa terceira parte analiso a mudança verificada na era Barack Obama.
Finalmente, o quarto post consiste em perspectivar o interesse nacional no âmbito deste relacionamento transatlântico.
Aqui fica o primeiro:
 

A transição para a democracia em Portugal foi acompanhada de uma transformação primordial ao nível da política externa do país, substituindo uma estratégia secular de preservação do império colonial por outra de integração na Europa.

Ao longo dos trinta e cinco anos da nossa história democrática subsistiu um consenso sobre a inserção externa de Portugal. Esta contemplou três pilares: a opção europeia, a relação com os EUA, e a ligação aos países de língua portuguesa. Este triângulo estratégico era indivisível; o poder do país em cada um destes universos dependia da aposta nos demais.

Desde o início a primeira prioridade foi a Europa. A integração na Comunidade Económica Europeia, primeiro, e procura constante do reforço da capacidade de influência do país no palco europeu, depois, assumiram-se como o eixo central da nossa política externa.

Este eixo foi complementado pela aposta em duas “alavancas externas”, como sejam, a relação com os Estados Unidos da América e a ligação ao mundo de língua portuguesa.

Deste modo, durante trinta e cinco anos a equação da política externa portuguesa foi a seguinte: aumentar o poder de Portugal na Europa através do seu peso no exterior -leia-se, nos Estados Unidos da América e nos países de língua portuguesa; paralelamente, o peso de Portugal no exterior era ampliado pelo seu poder na Europa.

publicado por Tiago Moreira de Sá às 23:06

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.


pesquisar
 
sobre nós
Somos um grupo de jovens pró-europeus, que pretende contribuir para o avanço do projecto de integração europeia fomentando o debate de ideias sobre as grandes questões da actualidade, recordando a história da Europa.
subscrever feeds
desenvolvimento: Oceanlab
blogs SAPO