Grupo de Política Internacional

Europa das Ideias
15
Mai 09

A ideia da integração europeia assenta, em larga medida, no desenvolvimento de um espaço de diversidade, solidariedade e paz. Com maior ou menor dificuldade, com avanços e recuos, com resistências ou medos, a verdade é que nos últimos 52 anos assistimos precisamente ao consolidar desta realidade no espaço europeu.

Receber a Turquia na U.E. é um dos grandes desafios deste extraordinário projecto. Não tenhamos duvidas que será uma grande oportunidade para este país, mas também uma enorme oportunidade para a Europa. Estamos a falar de um mercado com mais de 70.000.000 de pessoas, de um país que embora enquadrado numa realidade cultural e religiosa substancialmente diferente da nossa, tem caminhado no sentido da consolidação da democracia, do Estado de Direito, da liberalização económica, de costumes e valores. Naturalmente, há um longo caminho a percorrer, no entanto, não nos podemos esquecer que é um país em que 99% da população é muçulmana. Quantos países com esta natureza social e religiosa fizeram os progressos da Turquia? Tenho poucas dúvidas que a sua integração a médio prazo na Europa permitiria à Turquia caminhar de forma ainda mais acentuada neste sentido e abriria também horizontes mais ambiciosos à própria União.
Como disse Obama na sua visita à Turquia: “Os Estados Unidos e a Europa devem se aproximar dos muçulmanos como amigos, vizinhos e parceiros no combate à injustiça, à intolerância e à violência, reforçando uma relação baseada no respeito e interesses mútuos”. A Turquia afigura-se o parceiro mais natural neste compromisso.
Reconheço que é um passo que, como todos os grandes, suscita medos e preconceitos, mas a história da União é feita da vitória da coragem e ambição sobre aqueles.
Uma vez reformada a U.E., como espero que venha acontecer a breve trecho, é hora de voltarmos a pensar seriamente e sem preconceito na Turquia.
Faz bem o nosso Presidente da República em patrocinar esta causa. Portugal deve estar na vanguarda da ambição da U.E.
publicado por Francisco Proença de Carvalho às 00:57

pesquisar
 
sobre nós
Somos um grupo de jovens pró-europeus, que pretende contribuir para o avanço do projecto de integração europeia fomentando o debate de ideias sobre as grandes questões da actualidade, recordando a história da Europa.
desenvolvimento: Oceanlab
blogs SAPO