Grupo de Política Internacional

Europa das Ideias
31
Mai 09
A nova fase da existência do projecto comunitário europeu no pós - Cimeira de Haia de Dezembro de 1969 foi sintetizada por Desmond Dinan num livro publicado em 1994. Escreveu o autor: «a evolução da Comunidade até 1989 pode ser dividida em duas fases. A primeira, de início da década de 1950 até ao começo da de 1970, assistiu a uma Comunidade de baixo perfil político numa “guerra fria” relativamente rígida, numa inquestionável hegemonia dos EUA e timidez diplomática da Alemanha (…). A segunda, daí em diante, viu a Comunidade adquirir gradualmente um alto perfil político nas circunstâncias da relação entre as duas superpotências em mudança radical, declínio dos EUA, crescente afirmação alemã (…)».
A crescente afirmação alemã, na sequência da mudança substancial da sua política externa operada pela Ostpolitik de Willy Brandt foi essencial para a nova fase da Europa, porém ela resultou igualmente de alterações primordiais das estratégias de inserção internacional da França e do Reino Unido.
Os próximos três posts são dedicados a este assunto.
publicado por Tiago Moreira de Sá às 20:01

pesquisar
 
sobre nós
Somos um grupo de jovens pró-europeus, que pretende contribuir para o avanço do projecto de integração europeia fomentando o debate de ideias sobre as grandes questões da actualidade, recordando a história da Europa.
desenvolvimento: Oceanlab
blogs SAPO