Grupo de Política Internacional

Europa das Ideias
01
Jun 09

José Sócrates já estará arrependido de ter escolhido Vital Moreira para cabeça de lista do PS. Para além dos inúmeros desencontros de opinião, Sócrates é um pragmático sem preconceitos ideológicos; Vital tem, e muitos. A questão “Durão Barroso”, o imposto europeu, as “roubalheiras”, a desconfiança pela iniciativa privada, a visão do Estado como centralizador do progresso económico, demonstram que Vital, não obstante o louvável caminho de moderação ideológica do seu pensamento, mantém um travo assinalável dos velhos tempos.

O PS que se diz moderno e europeu, não ganha nada em trazer esta ideologia para o discurso político. A Europa, principalmente em tempos de crise, também só tem a perder com o renascimento deste pensamento. Talvez por isso, o 1.º Ministro esteja a assumir o papel principal na campanha do PS. Os votos que, porventura, conquiste à esquerda, talvez não sejam suficientes para compensar os que perderá ao centro.

 

* Também no i

publicado por Francisco Proença de Carvalho às 12:28

pesquisar
 
sobre nós
Somos um grupo de jovens pró-europeus, que pretende contribuir para o avanço do projecto de integração europeia fomentando o debate de ideias sobre as grandes questões da actualidade, recordando a história da Europa.
desenvolvimento: Oceanlab
blogs SAPO