Grupo de Política Internacional

15
Abr 09

 

Após o não ao Tratado Constitucional, um governante francês declarou que «a Europa já não faz mais sonhar». A recuperação do «sonho europeu», sobretudo entre os mais jovens, é fundamental para o avanço do projecto europeu, quer no plano institucional, quer material, quer ainda ideológico, e só pode ser conseguida pelo debate de ideias.

 

Porque A EUROPA AINDA NOS FAZ SONHAR, criámos o blogue A EUROPA DAS IDEIAS, destinado precisamente a contribuir para este debate.
 
Para lançar a discussão, elaborámos o paperUma ideia de Europa”.
 
Os assuntos propostos para reflexão são múltiplos, indo desde o Tratado de Lisboa, a Política Europeia de Segurança e Defesa, as relações económicas da UE com outros espaços económicos, o equilíbrio sempre difícil entre aprofundar o projecto europeu e alargá-lo a outros países, até à Guerra no Afeganistão, às relações com a Administração Barack Obama, à questão da Turquia e à resposta europeia à crise económico-financeira.
 
Vamos dar um enfoque muito especial à questão dos valores europeus – aspecto central da construção europeia, mas muitas vezes afastado do debate -, partindo para tal da concepção de Timothy Garton Ash da UE como essencialmente a Europa politicamente organizada em torno de seis valores primordiais: liberdade, paz, lei, prosperidade, diversidade e solidariedade.
 

 

Trata-se de um espaço de discussão livre, aberto a todos os que se queiram juntar a nós, mas, como o próprio nome do blogue sugere, assumimo-nos claramente como pró-europeus.
 
Participe neste espaço e contribua para a construção da Europa.
publicado por André Pires às 20:14

comentários:
Caro Fabio,

De facto, decerto que trajecto turco em direcção à UE vai ser aqui abordado futuramente, mas em resposta à sua questão, devo dizer-lhe, muito simplesmente, que julgo que não equacionar a Turquia como parte futura do projecto europeu é preterir um sonho por um pesadelo.

Cumprimentos
André Pires a 18 de Abril de 2009 às 02:55

pesquisar
 
sobre nós
Somos um grupo de jovens pró-europeus, que pretende contribuir para o avanço do projecto de integração europeia fomentando o debate de ideias sobre as grandes questões da actualidade, recordando a história da Europa.
blogs SAPO