Grupo de Política Internacional

Europa das Ideias
20
Abr 09

 

 

 

 

 

A construção europeia é um factor fundamental de promoção da liberdade, segurança, desenvolvimento, bem-estar e modernização. O projecto europeu é estratégico e essencial à afirmação nacional, ao desenvolvimento económico e ao bem-estar dos portugueses. Os exemplos do passado comprovam-no e os desafios do futuro exigem-no.

 

Face à oportunidade que a globalização representa, bem como aos perigos colocados por ameaças internacionais (terrorismo, proliferação de armas nucleares, conflitos regionais e o crime organizado) e desafios globais (crise económico-financeira, alterações climáticas, dependência energética, pobreza, imigração ilegal, pandemias e má governação), a integração europeia é a melhor forma de defesa dos interesses nacionais. Numa altura em que deixou de existir uma fronteira clara entre questões domésticas e assuntos externos, a cooperação colectiva reforça a força individual.

 

O Parlamento Europeu é cada vez mais um órgão decisivo neste processo. As repercussões da sua acção na vida quotidiana dos portugueses são inegáveis e crescentes.

 

Não votar nas próximas eleições europeias é não perceber isto e ficar a ver navios.

 

 

publicado por Bartolomeu Perestrelo às 23:12

pesquisar
 
sobre nós
Somos um grupo de jovens pró-europeus, que pretende contribuir para o avanço do projecto de integração europeia fomentando o debate de ideias sobre as grandes questões da actualidade, recordando a história da Europa.
desenvolvimento: Oceanlab
blogs SAPO