Grupo de Política Internacional

Europa das Ideias
23
Abr 09

 

Após a queda do muro de Berlim, os derrotados, humilhados nas suas ideias, passaram a centrar o seu ódio nos E.U.A.. Começou então a desenvolver-se na Europa um anti-americanismo primário, fruto de uma espécie de sentimento rebarbado pelo fracasso do comunismo face ao sucesso dos verdadeiros valores da liberdade e democracia. Uma relevante fatia dos europeus pensou que o desenvolvimento do Projecto Europeu se faria contra a América.

Embora estejam imbuídos de um espírito Obamístico que os faz ter pudor em afirmá-lo frontalmente, muitas forças continuam a pensar exactamente o mesmo. Continuam a acreditar na superioridade moral da Europa face aos outros e a pensar que o progresso deste continente se faz contra os E.U.A..

Enganam-se! A desgraça do “American way of life” não é, nem nunca será, o lucro da Europa. Esta crise veio também provar isso.
Gostaria de saber o que pensam os candidatos ao Parlamento Europeu sobre este assunto, nomeadamente o do Partido Socialista…
publicado por Francisco Proença de Carvalho às 16:55

pesquisar
 
sobre nós
Somos um grupo de jovens pró-europeus, que pretende contribuir para o avanço do projecto de integração europeia fomentando o debate de ideias sobre as grandes questões da actualidade, recordando a história da Europa.
desenvolvimento: Oceanlab
blogs SAPO