Grupo de Política Internacional

Europa das Ideias
25
Abr 09
Num livro recente, que recomendo vivamente, alguns dos melhores académicos americanos reflectiram sobre a herança do Presidente Woodrow Wilson na política externa americana do século XXI.
Numa dada passagem da obra, Anne-Marie Slaughter, actual directora do Policy Planning Staff do Departamento de Estado, defendeu que o actual paradigma do wilsonismo é a União Europeia; escreveu ela: «Wilson veria na União Europeia a realização da sua visão sobre a autodeterminação e a democracia».
Nos próximos posts vou debruçar-me sobre estes dois princípios – autodeterminação e democracia –, procurando demonstrar como eles foram realizados na Europa Unida.
 
 (G. John Ikenberry; Thomas Knock; Anne-Marie Slaughter; Tony Smith, The Crisis of American Foreign Policy. Wilsonianism in the Twenty-First Century, Princeton University Press, 2009)
publicado por Tiago Moreira de Sá às 11:38

pesquisar
 
sobre nós
Somos um grupo de jovens pró-europeus, que pretende contribuir para o avanço do projecto de integração europeia fomentando o debate de ideias sobre as grandes questões da actualidade, recordando a história da Europa.
desenvolvimento: Oceanlab
blogs SAPO