Grupo de Política Internacional

Europa das Ideias
27
Abr 09

 

É do interesse nacional ter a Europa falar a uma só voz, de forma mais forte e consequente. Neste exercício Portugal deverá estar na primeira linha, reforçando a sua capacidade de influência para a defesa pró-activa dos nossos interesses.

 

Em conformidade com a Estratégia Europeia de Segurança, a UE deve contribuir activamente para a paz, segurança, liberdade e desenvolvimento internacionais, através de um Multilateralismo efectivo, tendo as Nações Unidas como núcleo central; e do reforço da parceria com EUA, assente numa comunhão de valores e partilha de interesses, que se reflecte no desenvolvimento das capacidades de defesa europeias (PESD) em complementaridade com a NATO.

 

Importa também aprofundar as relações da UE com África, Mediterrâneo, Médio-Oriente, América Latina, China e Índia, regiões e países com os quais Portugal pode e deve servir de ponte para a Europa, concretizando, dessa forma, a sua vocação universalista e daí retirando mais valias inerentes.

 

publicado por Bartolomeu Perestrelo às 23:58

pesquisar
 
sobre nós
Somos um grupo de jovens pró-europeus, que pretende contribuir para o avanço do projecto de integração europeia fomentando o debate de ideias sobre as grandes questões da actualidade, recordando a história da Europa.
desenvolvimento: Oceanlab
blogs SAPO