Grupo de Política Internacional

Europa das Ideias
29
Abr 09

 

A Estratégia de Lisboa visa tornar a Europa no “espaço económico mais dinâmico e competitivo do mundo baseado no conhecimento e capaz de garantir um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos, e com maior coesão social”. Este plano reveste-se de importância crucial para a competitividade e consequente sustentabilidade a longo-prazo do modelo económico-social e ambiental europeu.

 

Perante o desafio, os ideais sobrevivem através da mudança ou desvanecem pela inércia. Para preservar a essência do modelo social europeu e da economia social de mercado, de forma sustentável e adaptada ao mundo global e interdependente, são necessárias reformas estruturais, em boa parte, já previstas na Estratégia de Lisboa que urge concretizar.

 

Estando os objectivos há muito definidos, cabe-nos finalmente realizá-los com uma visão estratégica integrada e equilibrada entre as dimensões económica, social e ambiental, que se reforçam mutuamente. Nesse sentido há que investir na educação, investigação e conhecimento, qualificação e inovação. Portugal não pode ficar para trás.

 

publicado por Bartolomeu Perestrelo às 23:41

pesquisar
 
sobre nós
Somos um grupo de jovens pró-europeus, que pretende contribuir para o avanço do projecto de integração europeia fomentando o debate de ideias sobre as grandes questões da actualidade, recordando a história da Europa.
desenvolvimento: Oceanlab
blogs SAPO